domingo, 22 de julho de 2007

Após a morte do meu computador (e toda a biblioteca/arquivo dentro dele...), fiquei um pouco perdida. É engraçado percebermos o quanto dependentes estamos das máquinas, nomeadamente dos computadores. Mas apesar de ter sido uma semana estranha, porque não tinha as minhas coisas para funcionar, foi relativamente calma.
E a minha Tiger Flower ainda me brindou com um belo sorriso! Quase nem dei por nada, ocupada que estava com tantas preocupações/pensamentos...
Desde o último sábado que não olhava para as minhas plantas, regava e tratava, mecanicamente, com a mente em muitos locais menos naquele momento/lugar. E esta flor, por ser invulgarmente bela, fez-me parar e olhar para ela. Quase querendo dizer que ao pensar/agir dessa forma, eu não iria sentir a beleza dos pequenos milagres diários, eu não iria viver o presente, estaria demasiado ocupada com insignificantes detalhes...
Desde há um ano que tento contrariar essa tendência, tentando viver o aqui e agora, compreendendo as grandiosas e imperceptíveis maravilhas que acontecem à minha volta, estando desperta para a beleza que nasce em cada segundo da minha existência e agradecendo pelo dom da VIDA.
Pode parecer simples mas não é, requer muita prática, meditação, concentração, esforço... pois não é fácil cortar os fios com que a sociedade nos prende ao seu alucinante ritmo quotidiano. Mas para quem quer trabalhar em Cuidados Paliativos, com doentes terminais (como eu pretendo), tem de sentir e perceber a preciosidade de cada minuto. Que o passado já foi, o futuro não existe, e é o presente a nossa Casa.
Hoje, a minha flor, chamou por mim e voltei a olhar para a VIDA com espanto. O restante? Os problemas? As preocupações? Estão onde devem estar: na gaveta do armário e não dentro de mim.
Agora? Vou olhar as estrelas e a Lua, e apreciar a sua beleza enquanto ainda tenho esse privilégio.

Bolo de Limão da Maria

Ingredientes
5 ovos (à temperatura ambiente)
3 chávenas (chá) de farinha para bolos (já com fermento)
3 chávenas (chá) de açúcar amarelo
2 dl de sumo de limão
1,5 dl de água
Raspa de 3 limões grandes
Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Junte o sumo dos limões com a água e reserve.
Bater os ovos até crescer (10 minutos), acrescentar o açúcar e bater mais 10 minutos.
Com uma colher de pau, mexendo cuidadosamente, junte a raspa dos limões. E acrescente a farinha (que deve ser peneirada com um passador para não formar "grunhos") alternando com o líquido (sumo dos limões + água), para que fique tudo bem misturado.
Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma de chaminé, e levar ao forno (180-190ºC) durante, mais ou menos, uma hora (mas faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).

Este bolo foi criado por mim dada a necessidade de utilizar os imensos limões que também este ano invadiram o meu Limoeiro. É simples, fácil de fazer e grande.
Espero que gostem!

2 comentários:

CrisB disse...

Curioso, ainda há pouco, no Bolbos em Flor, respondi a um comentário precisamente nesse sentido: o tempo passa sem darmos por ele, sempre a correr de um lado para o outro, e não damos importância ás pequenas e belas coisas da vida.
Quanto mais o tempo passa por nós, mais nos apercebemos que o PRESENTE é o mais importante.
Obrigada por este tema.
Cris

Maria Lua disse...

Obrigado também pela reflexão/comentário.
Exactamente: o Presente é o mais importante.
Deveríamos pensar/agir sempre dessa forma.
:)