domingo, 2 de setembro de 2007

As imagens da semana

Queria muito ir ver a Exposição Máscara Ibérica, a decorrer na belíssima Estação do Rossio, e como estava em exibição até dia 2 Setembro, esta semana seria obrigatório.
O preço de entrada foi 2,50 euros (revertendo 0,50 cêntimos a favor da Associação Abraço e da Associação de Apoio aos Deficientes) e cada bilhete dava direito a escolher entre um café ou um cálice de vinho de Porto.
Apesar do magnífico espaço e de algumas peças interessantes, o conteúdo era demasiado pobre e com graves faltas de informação. Em contrapartida, um enorme stand/loja de produtos regionais para venda... Lamento, mas paguei entrada para ver uma exposição não para fazer compras!
Mau, muito mau. A organização tinha obrigação de fazer muito melhor, tendo em conta tratar-se de um tema extremamente interessante e com uma tradição riquissíma. E dispor de um local espantoso e muito central.
Valeu o vinho do Porto (muito bom!) e as poucas magníficas máscaras que conseguimos observar e que as fotografias tentam ilustrar.

O bom vinho do Porto e o mau café...

As boas vindas...

A pouca ou inexistente informação não deixa contar histórias

Sobre cada máscara, cada fato, cada região, as tradições...
Ficou o sentimento, as cores, a arte, a magia...

A vã tentativa de imaginar o que se esconde com a máscara...

E sobre quem se escondia delas...

O antigo e bonito Entrudo em Lazarim.
"Ao mesmo tempo que estes espantalhos sem deus nem lei dão asas aos impulsos mais burlescos e, muitas vezes, a traiçoeiros desejos de vingança, açoitando as vítimas em lugares recatados ou irrompendo pelas casas das pessoas e aí fazendo os ajustes de contas, em registo mais prazenteiro decorrem peditórios dos rapazes para o pagamento da comadre e das raparigas para o pagamento do compadre"

"Os bonecos antropomórficos feitos de palha e vestidos com roupas velhas, que representam o inimigo, serão queimados no dia de Entrudo, depois da leitura dos respectivos testamentos, cuja redacção está já a ser preparada em reuniões secretas no palheiros e noutros esconderijos."

O Entrudo em Varge e Baçal - Bragança

As máscaras de Espanha sem nenhuma informação...

Para mim, esta era a máscara mais impressionante de todas...

O vermelho diabólico, de olhos vazios, a vigiar os nossos passos...

Cuidado, eles respiram e seguem a nossa visita...

A arte popular repleta de colorido...

E terminamos com o Entrudo do Nordeste Transmontano.

Seguimos para a segunda exposição: Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea, com entrada gratuita até final do mês de Setembro.

O edifício do Centro Cultural de Belém é uma verdadeira peça de arte que admiro imenso...

Supreende-nos sempre com novas formas, cores, ângulos, objectos...

E o seu despojamento para receber unicamente a Colecção Berardo, tornou-o mais visível, claro, amplo, belo e extremamente poético.
Gostei muito da opção, da nova equipa responsável por esse espaço, de abrir as janelas, aproveitando a luz natural que este deslumbrante edifício recebe e transmite, para iluminar todas as peças de arte expostas e as peças de arte que se movimentam - os seres humanos!

Despertou-me a atenção a sinalização das casas de banho: todos diferentes, todos iguais: mulheres gordas, baixas, novas, de cabelo curto, cabelo comprido, de saia, de vestido, ombros largos, cintura fina, cintura grossa, enfim, Mulheres!
Homens e mulheres com diferentes cadeiras e corpos, mas Homens e Mulheres!

Homens grandes, pequenos, gordos, magros, novos, atléticos, simplesmente Homens!

Finalizamos o dia na fila para comprar e comer o famoso Pastel de Belém.
É humanamente impossível resistir a esta tentação quando vamos a Belém!

2 comentários:

Anónimo disse...

Em relação à exposição das máscaras tive a mm sensação de que faltava mais alguma coisa alí.
Também poderiam ter investigado a existência de vídeos particulares(q devem existir com toda a certeza)e que teriam causado mais interesse no público(especialmente mais jovem)se tivessem sido utilizados; nem q para isso prescindíssemos do café ou do porto.Fica-nos o desejo de voltar a ver a mm exposição noutros moldes,no mesmo espaço, num futuro mais ou menos próximo(numa quadra carnavalesca).

Maria Lua disse...

Estou plenamente de acordo consigo, Sr. Anónimo!
Obrigado pela visita e partilha.
;)