sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz
Armazéns de Lavos
Salina Municipal do Corredor da Cobra
Telf.: 233402840 / 966344488


Horário de Verão (1 Junho a 30 Setembro):
Quarta-feira a Domingo / Feriados : 10h30 às 12h30/14h30 às 18h45m
Encerrado à segunda e terça-feira
Horário de Inverno (1 Outubro a 31 de Maio):
Quarta-feira, sábado, domingo/feriados: 10h00 às 12h30/14h00 às 16h00
Encerrado à segunda, terça, quinta e sexta-feira

Preços:
Acesso gratuito até 1 de Outubro
Após 1 de Outubro: 2 Euros / pax
25 Euros / grupo organizado mais de 15 pax
Gratuito: Crianças até 12 anos ; Cartão Sénior Figueira; Cartão Jovem e Estudante, outros.
Desconto 50%: Jovens entre 13 e 25 anos; Adultos maiores de 65 anos; Professores.
Visitas guiadas com marcação prévia:

Museu Municipal Santos Rocha: 233402840; museu@cm-figfoz.pt
Núcleo Museológico do Sal: 966344488.
Para além do horário de abertura do Núcleo, a salina municipal na qual ele se integra, permanece desfrutável e de acesso livre.
A salina municipal é igualmente ponto de partida/chegada da Rota das Salinas.
A visita ao Armazém do Sal integra igualmente este complexo cultural e ambiental.


"O novo Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz foi inaugurado em meados de Agosto e terá entrada gratuita até dia 1 de Outubro. Fica na zona dos armazéns de Lavos, na Marinha do Corredor da Cobra, e traduz uma forte aposta do município em preservar uma das mais antigas e significativas actividades tradicionais, bem como recuperar um produto artesanal.
Tudo começou com a aquisição, no ano 2000, da Marinha do Corredor da Cobra, em Lavos, a que se seguiu a abertura, em 2003, do Armazém de Sal. Aqui armazena-se o sal e expõem-se alfaias e painéis com informações acerca da actividade, do funcionamento do armazém e da estrutura da salina em geral. É que esta salina, para além da função didáctica e de lazer proporcionada aos seus visitantes, está agora a funcionar em pleno e serve, também, de base para a formação de novos marnotos, bem como de centro interpretativo e laboratorial para diversos estudos sobre a biodiversidade do seu ecossistema.
Em 2006 foram construídos uma réplica de um batel do sal e um cais de acostagem junto à salina. O batel do sal é uma embarcação tradicional do rio Mondego, nomeadamente da ria de Lavos, e era utilizado para transporte de areia e sal. O novo batel, construído pelo mestre José Bento, sob supervisão do mestre Elísio Banca, destina-se unicamente a passeios fluviais, que deverão arrancar dentro de pouco tempo. Função essa, aliás, que já os originais batéis do sal desempenhavam nos tempos livres…
O Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz é o ponto de partida e de chegada da “Rota do Sal”, uma das seis propostas da Rede de Percursos Pedestres do concelho, com três quilómetros de extensão e adequada a todas as idades. Brevemente, a Figueira da Foz integrará uma rota internacional de sal do Atlântico, juntamente com Espanha e França."

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=5253&rev=2&zona=24

Sem comentários: