segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Broas de Milho e Mel

Ingredientes
500 gr de farinha de milho
1 kg de farinha de trigo para bolos (já com fermento)
meia chávena de chá de mel
750 kg de açúcar amarelo
30 g de erva doce em pó
30 g de canela em pó
3 dl de óleo
1 dl de azeite
4 dl de água
150 grs de nozes partidas grosseiramente
Sal (uma pitada)
Gema de ovo para pincelar
Preparação
Pré-aquecer o forno, ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a massa.
Colocar num tacho o óleo, o azeite, a água, o sal e o mel. Levar ao lume até ferver.
Colocar num recipiente as farinhas, o açúcar, a canela e a erva doce. Misturar bem (com as mãos). Adicionar as nozes e misturar bem.
Retirar o preparado do lume e deitar logo sobre a mistura das farinhas, canela, erva doce, nozes e o açúcar. Escalda-se as farinhas com esta mistura e mexe-se bem (abra um buraco ao meio da mistura e deite o líquido, e vá colocando a farinha por cima, mexendo com as mãos - tenha cuidado por forma a não queimar-se com o líquido quente).
Amasse bem, dando murros com os nós dos dedos, virando a massa e batendo com ela no fundo do alguidar ou na bancada onde está a massar (durante 15 a 20 minutos, mais ou menos).
Após amassar, deverá moldar as broas em bolinhas, pincelar (na parte de cima) com gema de ovo e levar, em tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha, ao forno (180-190ºC), durante 30-40m.
Deixe arrefecer completamente e estarão prontas a comer.
As receitas originais por vezes são simples porque se destinam a pessoas que já estão muito habituadas à cozinha. Como sou amadora e preciso sempre de saber quase tudo ao pormenor, quando faço os doces, tenho o cuidado de registar as diferenças, os truques, as sugestões/conselhos. Por isso, tento descrever ao máximo as indicações, pois são os pequenos truques/dicas que fazem a diferença. Continuo a dizer que o amassar é uma arte, se não conseguir bem as primeiras vezes, não desista. Peça ajuda/conselho aos mais velhos e continue a praticar, vai ver que depressa irá conseguir ter uma "excelente mão para amassar".
Fiz algumas alterações à receita original e com estas quantidades fiz 50 broas (pelo que tive de fazer duas "fornadas").
São extremamente deliciosas e indicadas para a época dos Santos e São Martinho (estação de Outono).

In blogue Cinco Quartos de Laranja

Sem comentários: