quinta-feira, 19 de junho de 2008

Museu do Oriente
Avenida de Brasília, Doca de Alcântara (Norte)

1300-598 Lisboa
Telf.: 21 358 52 44 / 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt
Horário: Diariamente das 10h às 18h, sexta-feira das 10h às 22h. Encerra à terça-feira.
Acesso livre às exposições sextas das 18h00-22h00.
Infra-estruturas: autocarro Carris nº 12 (Santa Apolónia-Museu do Oriente); comboio CP Cascais (Estação Alcântara-Mar)
http://www.foriente.pt

"Inaugurado no dia 8 de Maio de 2008, o Museu do Oriente, testemunho das relações históricas entre Portugal e a Ásia, materializa o objectivo da Fundação do Oriente desde a sua criação há 20 anos. As colecções que reúne permitem uma abordagem histórica, religiosa, antropológica e artística da cultura oriental.
O museu lococaliza-se num edifício projectado pelo arquitecto João Simões nos anos 40. A sua elegante arquitectura exterior foi devidamente conservada e revalorizada, mas já o seu interior foi drasticamente adaptado, num projecto a cargo do atelier Carrilho da Graça.
O museu conta com duas exposições permanentes (uma delas rotativa), uma exposição temporária, um auditório com 360 lugares que será palco de uma programação cultural, uma loja, uma cafetaria e um restaurante no quinto piso, com vista sobre o Tejo, onde não falta a comida oriental.
No primeiro piso, encontra-se a exposição permanente do museu, subordinada ao tema “A Presença Portuguesa na Ásia” com o sector central inteiramente dedicado a Macau, o sector nascente com peças da Índia à “Ásia Extrema” e o sector poente com destaque para Timor-Leste.
No segundo piso, encontra-se a exposição rotativa das 13 000 peças da colecção Kwok On, de Jacques Pimpaneau, dedicada à arte popular asiática. Os primeiros objectos estão expostos sob o tema “Deuses da Ásia”.
O Museu do Oriente, revela-se assim um verdadeiro Centro Cultural que, mais do que um simples expositor, pretende ser uma narrativa da história do mundo oriental."

In site Myguide

Sem comentários: