sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sabe porque deve pedir factura?

Sabia que ao pedir factura quando faz alguma compra ou paga um serviço está a contribuir para que os impostos sejam efectivamente recolhidos?
Isso permite que haja mais igualdade e justiça social. Mais imposto cobrado gera um aumento das receitas. Se os prestadores de serviços contribuirem com as suas obrigações fiscais, menos os consumidores finais pagarão de impostos. Numa altura em que Portugal precisa urgentemente de consolidar as suas finanças públicas, solicitar a factura em todos os estabelecimentos comerciais e depois de qualquer serviço prestado, significa, em última análise, contribuir para a redução do défice.
A maioria das pessoas não pede a factura de despesas que não possa deduzir no IRS, por pensar que tal gesto não lhes trará qualquer vantagem directa. No entanto, esquecem-se que assim quem emite factura tem mais probabilidade de omitir a totalidade dos seus rendimentos. Logo, pedir factura, é o primeiro passo para que exista maior equidade fiscal.
Lembre-se que se cada vez que for ao restaurante, ao posto de combustível, ao mecânico, ao cabeleireiro, ao supermercado, a uma loja de roupa e por aí fora, os rendimentos que advêm das suas compras mais facilmente serão tributados.
Em Março de 2007, a Direcção Geral de Impostos lançou a campanha Peça a factura, com o objectivo de sensibilizar os contribuintes para a importância da emissão de facturas. A justificação era simples: “Cada vez que pedir uma factura está a contribuir para que os impostos sejam recolhidos. O que é fundamental para o melhor funcionamento do país. Com este simples gesto, está a contribuir para a construção de hospitais, escolas, estradas, mais segurança, cultura, assistência e, acima de tudo, para um Portugal mais sorridente”.
Lembre-se que além de contribuir para a eficácia do sistema fiscal e para o bem do país, há despesas que poderá deduzir no seu IRS, sendo por conseguinte reembolsado, algo que não é possível se não pedir factura.

In Saldo Positivo

Sem comentários: