quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Petição pela Protecção do Mediterrâneo
Assine aqui

Obrigado.

"É amplamente conhecido que as reservas terrestres e costeiras de combustíveis fósseis não poderão continuar a satisfazer as crescentes exigências energéticas do mundo actual, que insiste em depender das fontes convencionais de energia, principalmente do petróleo. Por esta razão se observou uma tendência da indústria petrolífera no sentido de explorar ambientes mais ‘complexos’, tais como águas profundas, onde, no entanto, as actividades de perfuração apresentam riscos elevados. As características especiais das águas profundas implicam a necessidade de tecnologias mais adequadas do que aquelas existentes (como provado com o recente derrame maciço de crude no Golfo do México) de modo a assegurar a segurança das operações de perfuração. Neste contexto existe uma clara tendência para transformar o Mar Mediterrâneo no novo paraíso de caça ao ‘ouro negro’, o que prenuncia um futuro sombrio para a área em questão, mostrando assim a necessidade de se tomarem decisões corajosas e de se imporem medidas eficazes o mais urgentemente possível. (...)
Apelamos aos governos dos países Mediterrâneos e à União Europeia para não comprometerem o futuro da região Mediterrânica e das suas populações e avançarem com uma moratória sobre as novas operações de perfuração offshore e com um planeamento integrado para a desactivação gradual das plataformas petrolíferas offshore existentes, enquanto ao mesmo tempo mantêm as salvaguardas que irão assegurar a segurança das suas operações, a promoção da cooperação transnacional e o reforço da resposta de emergência em caso de acidente.
Apelamos ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) /Plano de Acção para o Mediterrâneo (UNEP/MAP) para tomar iniciativa em relação à correcta implementação da Convenção de Barcelona* e respectivos Protocolos."

in Empower

Sem comentários: