segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Região dos Vinhos Verdes em risco de extinção
CVRVV recupera castas autóctones em Arcos de Valdevez


O património genético das castas autóctones da região dos vinhos verdes está a ser recuperado por um organismo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Num estudo conduzido pela instituição, concluiu-se que o desaparecimento da pequena propriedade é a principal causa para a extinção da maior parte das castas autóctones da área – no total, 14 castas exclusivas estão a ser preservadas em Arcos de Valdevez.
São fruto de um trabalho de campo intensivo, hoje, as 14 castas exclusivas das nove sub-regiões dos Vinhos Verdes identificadas (Monção, Lima, Cávado, Ave, Basto, Amarante, Sousa, Paiva e Baião), encontram-se em plena produção, revelando já um elevado potencial enológico. A sua biodiversidade é das mais ricas do país.
A localização, a génese dos solos e o clima definiram, desde sempre, condições de grande expressão vegetativa para a cultura da vinha na Região dos Vinhos Verdes. A zona tem uma grande extensão da rede hidrográfica e a maior ou menor proximidade do Oceano Atlântico, contribuiu para o aparecimento de diferentes microclimas, que originaram uma enorme diversidade de castas.
No entanto, segundo um estudo desenvolvido pela Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), a intensificação da cultura da vinha, nos últimos 30 anos, contribuiu para acelerar o processo de erosão a dois níveis. A nível genético, assiste-se à produção contínua do mesmo conjunto de castas, votando muitas outras castas ao esquecimento. Por outro lado, a nível cultural, as formas de cultivo tradicionais empregues nem sempre são as mais correctas.
Consciente, portanto, da biodiversidade de castas da região, a EVAG está a desenvolver um plano de preservação, através de uma vasta colecção ampelográfica. Este acervo vai permitir realizar uma série de estudos, a avaliação das castas menos utilizadas e a revisão da actual composição dos encepamentos. Pretende-se, assim, aumentar a biodiversidade das castas, evitando a massificação dos Vinhos Verdes.

In Ciência Hoje

Sem comentários: