quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cães estudam comportamento das pessoas

Um estudo realizado por um grupo de investigadores da universidade de Milão e recentemente publicado pela revista cientifica NewScientist.com veio, mais uma vez, demonstrar algumas capacidades inatas dos cães, mas a que poucos dão a devida atenção.
Desta vez, o que se tentou perceber foi se os cães distinguem entre pessoas avarentas de outras que gostem mais de partilhar o que têm, nomeadamente alimento. Para realizar o estudo e testar esta pequena particularidade, convidaram 100 donos com os seus animais para se deslocarem a determinado local. Quando chegavam, os cães de várias raças e tamanhos eram introduzidos numa sala onde se encontravam apenas dois investigadores a comer - no caso, cereais e salsichas.
Os cães ficavam junto dos donos numa ponta da sala, enquanto no outro lado os intervenientes humanos comiam. Em determinado momento, entrava um terceiro investigador na sala e dirigia-se a uma das pessoas que se alimentava e esta, de forma agreste, negava partilhar o seu alimento. De seguida, a mesma pessoa dirigia-se ao segundo investigador e este, utilizando um tom mais tranquilo de voz, partilha de imediato o seu alimento. De seguida, o animal era solto e o seu comportamento era observado. Na esmagadora maioria dos casos, o cão deslocava-se de imediato até aquele que partilhava a comida e que falava num tom mais tranquilo, em detrimento daquele que recusava partilhar e que falava de forma mais grave.
Este é apenas um dos testes mas que, segundo estes investigadores, demonstra a capacidade de observação dos cães, bem como a forma como estudam o padrão de comportamento dos humanos e seleccionam aqueles de quem se querem aproximar.
Este comportamento tinha já sido recorrentemente observado em chimpanzés, mas em cães foi a primeira vez que se observou, pelo menos com vista a obter resultados científicos e com uma amostra tão significativa de cães. Perante este estudo e outros que se vão fazendo um pouco por todo o mundo, os investigadores concluem que os cães são mais inteligentes do que aquilo que se pensava e capazes de muitas proezas de que ainda nem se suspeita. E cada vez são mais aqueles que se dedicam a perceber até onde os cães conseguem ir

in Petlife Purina

Sem comentários: