terça-feira, 10 de maio de 2011

Cuidar dos dentes para proteger o coração
Inserm descobre ligação entre infecção nas gengivas e aneurismas da aorta

Entre o sistema cardiovascular e a saúde dentária existe uma ligação directa e perigosa. Em tempos idos, uma cirurgia ao coração podia mesmo ser precedida da extracção de todos os dentes, mas hoje já não é prática comum. No entanto, a arcada dentária permanece um ninho de germes que pode ser o ponto de partida para uma infecção maior e que, posteriormente, se poderá alojar no sistema cardiovascular, ao nível das válvulas.
Um mecanismo infeccioso de origem gengival poderá estar na origem da formação de aneurismas da aorta abdominal, um segmento da artéria do coração que atravessa o abdómen e pode romper em dez por cento dos casos, segundo um estudo publicado na PLoS One por uma equipa de investigadores do Instituto Nacional para a Saúde e Investigação Médica (Inserm), em França.
Há já alguns anos, vários estudos demonstraram que um tratamento com um antibiótico poderá diminuir a possibilidade de vir a ter aneurismas da aorta abdominal. Trabalhos mais recentes conseguiram identificar bactérias periodontais em vasos danificados.
A equipa do Inserm mostrou que as bactérias responsáveis por gengivites, como Porphyromonas gingivalis, se encontram igualmente em aneurismas aórticos, tendo influência nas células da imunidade. Os resultados, a termo, poderão ajudar a conseguir travar a progressão de aneurismas da aorta, tratando doenças da periodontais, segundo revelaram no artigo publicado.

in Ciência Hoje

Sem comentários: