quarta-feira, 11 de maio de 2011

Passeio Pedestre “Biodiversidade no Montado”
14 de Maio 2011, 9h00
Concelho de Castro Verde
Lugar de encontro: aldeia de Namorados, a 10 km da Vila de Castro Verde
Inscreva-se gratuitamente pelo: lpn.cea-castroverde@lpn.pt ou pelo telf: 286 328 309 e ganhe um CD "Vozes pela Natureza"
www.lpn.pt
clique na imagem para ampliar

O percurso abrange duas unidades paisagísticas: a pseudo-estepe e o montado.
Assumindo uma forte presença na primeira metade do percurso, o montado assinala a importância que outrora assumiu nesta área, antes do corte das árvores para o cultivo dos cereais, alberga valores ecológicos e económicos consideráveis, podendo aqui ser observadas espécies como o Peneireiro-cinzento, a Pega-azul ou a Poupa, vegetação frondosa das margens da Ribeira de Cobres alberga várias espécies de aves típicas de zonas ribeirinhas, como o Rouxinol-do-mato (Cercotrichas galactotes).
Na Ribeira encontram-se anfíbios e répteis, como a rã-verde (Rana perezi), a cobra-de-água-viperina (Natrix maura), a salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) e o sapo-parteiro-ibérico
(Alytes cisternasii); mamíferos, como a lontra (Lutra lutra) e o rato-de-água (Arvicola sapidus).
Ao longo do percurso os Montes marcam a sua presença. Os que estão abandonados exibem o seu esqueleto de taipa. Os residentes dos ainda habitados desfrutam de uma solidão só aparente,
pois estão acompanhados de sol, do ar, da terra, dos “pássaros” e de muito, muito espaço.
No cimo da povoação de Namorados sobressaem a exemplar recuperação de um moinho de vento e uma habitação de características tipicamente alentejanas.
O inicio do percurso está marcado para as 09H00, no largo da aldeia de Namorados, a 10 km da Vila de Castro Verde. Os participantes terão de se deslocar em veículo próprio até ao local de inicio do percurso.
Neste percurso acompanham-nos dois entendidos em Biodiversidade no Montado: João Guilherme (Fauna) e Rui Simão (Flora).

in LPN - Liga para a Protecção da Natureza

Sem comentários: