quinta-feira, 2 de junho de 2011

Limão

O limão, cientificamente conhecido como Citrus limon, é o fruto do limoeiro uma árvore da família das rutáceas.
É um fruto caracterizado pela sua forma oval. A sua cor pode ir de verde-escuro a amarelo e a textura da sua casca externa, pode ser lisa ou enrugada. Como outras frutas cítricas, a parte interna do limão é constituído por oito a dez segmentos. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades de limão sendo as mais conhecidas o limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e o limão-tahiti.
A maioria dos limões são azedos, ácidos e adstringentes mas são surpreendentemente refrescantes. O limão está disponível todo o ano, apesar de em maior quantidade a partir de Maio até Agosto.
Fruto originário da região sudeste da Ásia, desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência data do século III ou IV. Foram os conquistadores árabes que o trouxeram da Pérsia para a Europa.
Como muitas outras frutas e vegetais, os limões foram levados para a América por Cristóvão Colombo, durante a sua segunda viagem ao Novo Mundo em 1493. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto (patologia caracterizada pela deficiência de vitamina C). Durante a Idade Média, o limão era raro e caro, acessível apenas a pessoas muito ricas. Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.
Hoje os principais produtores de limão são os Estados Unidos, Itália, Espanha, Grécia, Israel e Turquia. As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras.
Com o sumo do fruto, preparam-se refrigerantes, molhos e aperitivos, bem com xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e na preparação de licores e sabões.

Informação Nutricional
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, além se caracterizar pelo seu baixo valor energético e pela presença de flavonóides.
Para ver a Tabela de composição nutricional

Vantagens e desvantagens
O limão é um fruto rico em vitamina C que, por ser um antioxidante, ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.
O limão possui, uma substância própria denominada, limoneno rico em flavonóides, tornando-se assim um fruto interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante deste nutriente (os antioxidantes combatem os radicais livres - moléculas associadas ao envelhecimento precoce).
A casca do limão contém quantidades consideráveis de oxalatos, um anti-nutriente que pode interferir com a absorção de cálcio proveniente da dieta. Devido ao seu baixo valor calórico, o limão é uma óptima escolha para utilizar como tempero, substituindo a utilização de gorduras e/ou molhos menos saudáveis.

Como comprar e conservar
Escolha limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de sumo normalmente cedem à pressão dos dedos ao toque. O limão deve apresentar cor amarela, aqueles que têm reflexos verdes serão mais ácidos, devido ao facto de não estarem totalmente amadurecidos.
O limão permanece fresco quando mantido à temperatura ambiente, longe da exposição solar, por cerca de uma semana. Quando armazenado no frigorífico, fechado num saco plástico, este manter-se-á durante cerca de quatro semanas.
Os sinais que demonstram que o limão já está deteriorado são as rugas, a consistência mole, as manchas e a coloração monótona. O sumo e as raspas do limão podem ser armazenados em local fresco e seco num recipiente de vidro hermeticamente fechado para uso posterior, no entanto, o ideal é consumir o sumo e as raspas imediatamente após espremer/cortar o limão.
O sumo de limão deverá ser colocado em recipientes próprios para gelo no congelador e depois de estar congelado, os cubos de sumo deverão ser colocados em sacos de plástico e mantidos no congelador até serem consumidos.

in Nestlé

Sem comentários: