segunda-feira, 8 de outubro de 2012

100 mil artigos científicos lusos com acesso aberto

http://www.rcaap.pt

O Portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) ultrapassou, esta semana, os 100 mil documentos disponíveis para download sem restrições a todos internautas, consolidando a sua função de agregador da ciência portuguesa em acesso aberto.
Os utilizadores têm assim à disposição, milhares de artigos científicos, teses, dissertações e comunicações em conferências acerca de múltiplos temas, a que podem aceder sem custos e sem barreiras.
Todos os documentos disponibilizados pelo RCAAP foram agregados a partir de 41 recursos nacionais, 36 repositórios de instituições de ensino e investigação e cinco revistas científicas.
Em comunicado, a Fundação para a Computação Científica Nacional, responsável pelo RCAAP, salienta que "esta marca vem demonstrar os progressos assinaláveis no movimento de acesso aberto em Portugal".
Entre estes progressos, a entidade destaca o crescimento do número e dimensão dos repositórios de instituições de ensino e investigação portuguesas e o incremento na mobilização da comunidade de investigação.

in Boas Notícias

Sem comentários: