sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz Mente - Site sobre saúde mental ajuda jovens

http://felizmente.esenfc.pt/felizmente

Investigadores da Escola Superior de Coimbra (ESEC) criaram uma página na Internet para os adolescentes e jovens saberem o que são as perturbações de saúde mental, noticia o “Público”. A página dispõe de informação rigorosa, baseada na evidência científica e com atualizações regulares. Temas como a depressão, esquizofrenia, abuso de álcool, stresse e ansiedade e perturbações alimentares são problemas sobre as quais a página oferece informação. Contudo, não substitui uma consulta com o médico ou outro profissional de saúde, alerta a escola em comunicado à imprensa.
O conteúdo do site “Feliz Mente” inclui também informação sobre o modo como promover a saúde mental e o bem-estar, além de estratégias úteis para ajudar um amigo que esteja a desenvolver um problema relacionado com a saúde mental. Um estudo prévio realizado pelos investigadores da ESC em cerca de 50 escolas da zona de abrangência da Direção Regional de Educação do Centro (onde foram administrados 6000 questionários de avaliação da literacia em saúde mental) evidencia que muitos adolescentes e jovens não procuram informação nem ajuda porque não se sentem à vontade para falar dos seus problemas de forma aberta. Através desta página, poderão tirar dúvidas mantendo o anonimato e a confidencialidade. E, ainda, procurar ajuda de um profissional.
De acordo com Luís Loureiro, investigador responsável deste projeto, "apesar de não existirem estudos epidemiológicos realizados em Portugal, pensa-se que a nossa realidade estará próxima daquela que se observa noutros países da Europa e mesmo de outros continentes (América e Oceânia), estimando-se que a prevalência de perturbações como a depressão, abuso de substâncias, distúrbios de ansiedade, distúrbios do comportamento alimentar, e ainda perturbações psicóticas, como é o caso da esquizofrenia, se situem entre os 15 e 20 por cento".
Os dados revelam que a adolescência é a idade pico para o aparecimento de perturbações mentais, com metade das pessoas que virão a sofrer de uma perturbação mental a ter o seu primeiro episódio antes dos 18 anos.

in Pais e Filhos

Sem comentários: