quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Parque Terra Nostra, jóia verde dos Açores

Rua Padre José Jacinto Botelho, Furnas
São Miguel - Açores
Telf.: 296 549 090
Horário:
Inverno - 1 Out a 31 Jan, 10h às 19h. 1 Fev a 30 Abr, 10h às 17h30
Verão - 10h às 19h
http://www.parqueterranostra.com

Tem mais de 200 anos, uma área de 12,5 hectares e fica na ilha verde dos Açores, São Miguel, que não ganha este nome por acaso.
O Parque Terra Nostra situa-se no Vale das Furnas, na cratera de um vulcão que, desde 1630, data da última erupção, não dá sinais actividade. É neste abrigo partilhado com a Vila de Furnas que nasceu este belíssimo e muito concorrido parque (conta com uma média de visitas de cerca de 75 mil pessoas por ano).
Foi em meados de 1775 que um abastado comerciante de Boston e Cônsul Honorário dos Estados Unidos em São Miguel, Thomas Hickling, mandou aqui construir uma casa, que baptizou de Yankee Hall, com um enorme jardim e um tanque de água com uma pequena ilha no meio. Anos mais tarde, em 1848, a propriedade foi comprada pelo Visconde da Praia, que construiu a actual casa que se vê no Parque, no sítio onde antes se encontrava a Yankee Hall. Dado o interesse da sua mulher por jardinagem, o visconde aumentou o terreno em dois hectares, onde plantou um bonito e vasto jardim.
Depois da morte dos viscondes, em 1872, o seu filho, Marquês da Praia, contratou um arquitecto que apresentou e concretizou um projecto ambicioso para embelezar a casa e o jardim. Foram construídas no espaço grutas, avenidas de luxo, caminhos ladeados por laranjeiras, entre muitas outras coisas, com o acompanhamento de um jardineiro inglês que tratou de toda a vegetação. Aí se instalaram vários tipos de plantas, desde espécies oriundas da América do Norte e da Nova Zelândia, Austrália, China, e África do Sul.
Já no século XX, o Parque Terra Nostra ficou abandonado, acabando por se degradar. Só quando a Sociedade Terra Nostra, que abriu o Hotel Terra Nostra, localizado num dos terrenos adjacentes ao parque em 1935, resolveu adquirir a propriedade, a casa do Parque foi totalmente renovada e o espaço foi reabilitado e aumentado para a actual extensão de 12,5 hectares.
Também o tanque sofreu melhorias, passando a ter água termal e, depois de todas as obras de reabilitação, quando abriu ao público, foi um sucesso.

Da história ao que pode ser visto hoje
Hoje em dia, o tanque de água termal do Parque Terra Nostra é um dos ex-líbris dos Açores, sendo estes banhos termais presença frequente nos relatos das viagens à ilha de São Miguel. O segredo passa pelo facto da nascente de água termal que alimenta o tanque estar a uma temperatura entre os 35ºC e os 40ºC, proporcionando uma sensação de repouso e relaxamento extremos, além de estar repleta de minerais essenciais, que ajudam na recuperação de energias.
E é o facto de se inserir numa zona vulcânica que permite às águas do tanque terem um potencial termal tão grande, porque a enriquece com os minerais essenciais de que é constituída.
Já o parque é reconhecido sobretudo pela sua riqueza e diversidade em plantas e árvores exóticas, que fazem os encantos de quem por lá passa. É impossível ficar imune à beleza da botânica deste parque, mesmo que não se seja um especial admirador e conhecedor de plantas.
A colecção de camélias, com mais de 600 exemplares de diferentes espécies e variedades de cameleiras é a mais admirada, pois torna a paisagem mais bonita e enriquecida num período alargado: do Outono, altura do início da floração das camélias Sasanquas, até à Primavera, quando começa a floração das restantes espécies.
Mas a vegetação não se fica por aí, havendo ainda uma colecção de cycadales, ou cicadófitas (pertencentes à Divisão Cycadophyta e Ordem Cycadales), um grupo de plantas muito antigo que são muitas vezes confudidas com as palmeiras ou os fetos, mas que na verdade são muito diferentes destes em vários aspetos estruturais, funcionais e reprodutivos. São consideradas verdadeiros fósseis vivos, pois remontam ao período jurássico e início do cretácico, e se noutros tempos dominaram a vegetação terrestre, hoje contam apenas com cerca de onze géneros e 250 espécies.
Há ainda a colecção de fetos que na grande maioria das vezes ocorre em zonas mais húmidas e sombrias, onde a água está disponível durante todo o ano.
Consoante a estação, o seu site oficial – Parque Terra Nostra – aconselha o melhor roteiro.
Quanto ao Terra Nostra Garden Hotel, mantém as suas características iniciais, uma decoração com referências ao estilo art déco, charmosa e com o encanto de estar enquadrado na tranquila paisagem do parque.

in Myguide.pt

Sem comentários: