domingo, 7 de junho de 2009

As imagens da semana

Continuo dividida: entre a beleza da Cidade em tons azuis dos Jacarandás em flor e a beleza do Campo em tons verdes e vermelhos de um prado bordado de Papoilas...
Dizem que, dessa forma, o coração fica cansado de tanta indecisão e morre por amar demais...
Ainda bem que não conheci a Praia/Mar ou já não teria coração!
Boa semana.

















Hoje sei que o viajante ideal é aquele que, no decorrer da vida, se despojou das coisas materiais e das tarefas quotidianas. Aprendeu a viver sem possuir nada, sem um modo de vida. Caminha, assim, com a leveza de quem abandonou tudo. Deixa o coração apaixonar-se pelas paisagens enquanto a alma, no puro sopro da madrugada, se recompõe das aflições da cidade.
A pouco e pouco, aprendi que nenhum viajante vê o que outros viajantes, ao passarem pelos mesmos lugares, vêem. O olhar de cada um, sobre as coisas do mundo, é único, não se confunde com nenhum outro.
Viajar, se não cura a melancolia, pelo menos, purifica. Afasta o espírito do que é supérfluo e inútil; e o corpo reencontra a harmonia perdida - entre o homem e a terra.
O viajante aprendeu, assim, a cantar a terra, a noite e a luz, os astros, as águas e a treva, os peixes, os pássaros e as plantas. Aprendeu a nomear o mundo.
Separou com uma linha de água o que nele havia de sedentário daquilo que era nómada; sabe que o homem não foi feito para ficar quieto. A sedentarização empobrece-o, seca-lhe o sangue, mata-lhe a alma - estagna o pensamento.
Por tudo isto, o viajante escolheu o lado nómada da linha de água. Vive ali, e canta - sabendo que a vida não terá sido um abismo, se conseguir que o seu canto, ou estilhaços dele, o una de novo ao Universo.

Al Berto (1948-1997)

3 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,Maria Lua

Os seus motes não param. Por agora,que a hora já vai adiantada,vamos à resposta à perguntinha.
É difícil,mas respondeu,e de uma forma quase definitiva.E quase,entre outras coisas,porque nada é definitivo enquanto se vive. E estando muito feliz,na alma e no corpo,parece estar o caso arrumado.
Assim,que continue tal como está,que está muito bem.
Muito boa saúde,e muito bom trabalho.

msg disse...

Muito bom dia,Maria Lua

Apresso-me a pedir-lhe muitas desculpas. É que a perguntinha era para me ser dirigida.Era eu que me tinha de responder.
E a minha resposta era um tanto como a sua,e por uma simples razão. É que onde eu vivo é-me menos difícil defender-me do
"inimigo",de que lhe conheço a fala,ou julgo conhecer.
Do "alto da minha experiência",
todos os cantos deste "pobre" mundo são"iguais". Não há para onde "fugir".
Deve ter sido também por isso que o Al Berto regressou.
Mais uma vez ,as minhas muitas desculpas,e muito boa saúde.

Maria Lua disse...

Boa noite MSG,

e obrigado (sempre!) pelos seus comentários e perdão pela minha tardia resposta.
Sim acho que todos os cantos deste Mundo são mais ou menos iguais, temos apenas cores, sons, cheiros e texturas diferentes, o restante é feito de matéria e (acrescento da minha autoria) muito sentimento!
Muita saúde e muita coragem para se defender do "inimigo" que está a tramar Portugal inteiro!
:-)