domingo, 18 de julho de 2010

As imagens da semana

Fomos ver a Exposição Fotográfica "Terra de Linces" inaugurada no dia 22 Maio (Dia Internacional da Biodiversidade) e com término a 22 Julho passado. Estava exposta no exterior, em grandes telas fotográficas distribuídas pelo Jardim Botânico Tropical (ou dito do Ultramar - Belém. Entrada 2 euros, dos 12 aos 18 anos e maiores de 65 anos: 1,00 €), e outra parte disposta nas salas do Palácio dos Condes da Calheta, no topo do Jardim.
O referido Jardim é um óasis maravilhoso, com alguma incúria por parte de quem o dirige/mantém, e que preserva um precioso legado vegetal, arbóreo e patrimonial que merece a nossa visita e atenção.
Ocupa uma área de cerca de 7 hectares e foi criado a 5 Janeiro de 1906 por Decreto Régio, no contexto da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária, tendo-se denominado então Jardim Colonial.
Esta situação manteve-se até 1944, data em que o Jardim Colonial se funde com o Museu Agrícola Colonial para formar o Jardim e Museu Agrícola Colonial. Assim, o Jardim deixa de estar sob a dependência pedagógica do Instituto Superior de Agronomia e o seu Director deixa de ser um docente deste Instituto. A designação evoluiu em 1951 para Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, passando a integrar-se em 1974 na Junta de Investigações do Ultramar, hoje Instituto de Investigação Científica Tropical. Em 1983 o Jardim adopta a designação actual de Jardim-Museu Agrícola Tropical (JMAT).
Inicialmente instalado nas Estufas do Conde de Farrôbo e respectivos terrenos anexos, o Jardim foi transferido em 1912 para a “Cêrca do Palácio de Belém”, onde ainda hoje se encontra.
Em 1983, o Jardim Museu Agrícola Tropical (JMAT), uma das unidades funcionais do IICT, vê as suas competências estabelecidas, referindo-se, de entre elas: “desenvolver e assegurar a manutenção de colecções de plantas vivas das zonas tropicais e subtropicais, ao ar livre ou em ambiente confinado, com classificação e catalogação actualizadas, que constituem material de estudo e ensino”.
Actualmente os objectivos do Jardim Botânico Tropical, designação recentemente atribuída, perspectivam-se em três vertentes: a de "montra" das actividades do IICT, a de "palco" de exposições e outros eventos capazes de atrair o público e de aumentar a sua visibilidade e a de “pólo científico"
.
As actividades existem, a Liga dos Amigos tenta dinamizar o espaço e o Voluntariado parece ser uma mais valia. Mas, tal como muitos dos jardins de Lisboa, a protecção desse espaço necessita de maior esforço.
Visite, participe e divulgue, preservar o nosso património depende de todos nós!
Boa semana.






































Agarrei no ar um véu
esmaecido de azul,
igual ao azul do céu
iluminado pela lua.

Eu passo a vida a sonhar
iluminado pela lua.


Ruy Cinatti

Sem comentários: