10 Ideias para Aumentar a Biodiversidade no seu Jardim!
1. Quando comprar plantas escolha espécies bem adaptadas ao tipo de solo, clima e exposição solar, evitando a utilização de espécies exóticas de carácter invasor (www.ci.uc.pt/invasoras).
2. Use plantas com diversos portes (árvores, arbustos e herbáceas) e várias formas, texturas, cores e cheiros, para atrair maior diversidade de organismos vivos.
3.Use plantas que atraiam insectos benéficos, como as alfazemas e o alecrim. Os insectos benéficos contribuem para a polinização e tornam as plantas mais resistentes a possíveis ataques de pragas e doenças.
4. Recolha sementes, bolbos e enxertos das suas plantas (caso sejam plantas da região) e troque-as com amigos e vizinhos promovendo a herança genética das plantas locais.
5. Não abuse das áreas relvadas usando-as apenas em zonas destinadas ao pisoteio intensivo. Os relvados são revestimentos pouco interessantes do ponto de vista da biodiversidade e que no nosso clima exigem muita água, nutrientes e uma grande manutenção.
6. Procure usar substâncias naturais para a plantação e manutenção do seu jardim em detrimento de substâncias químicas, como por exemplo, utilizando uma maceração de urtigas (1 kg para 10 litros, filtrar e aplicar puro) como repelente de insectos.
7. Aproveite os cepos de árvores cortadas para cultivar cogumelos, como por exemplo, o repolga (Pleurotus ostreatus) e o shiitake (Lentinula edodes). Para além de muito saborosos, estes vão atrair insectos e aves e consumir o que resta da árvore dando origem a um solo mais rico.
8. Pense sempre na saúde das suas plantas optando por regar perto do pé da planta, de manhã cedo, usando apenas a quantidade de água necessária. O sistema gota-a-gota permite poupar cerca de 50% de água!
9. Cubra o solo com estilha, casca de árvores ou composto para evitar a erosão, as perdas de água por evaporação e minimizar o aparecimento de ervas infestantes.
10. Faça compostagem caseira! O Composto orgânico é vivo! Nele vivem seres microscópicos que vão aumentar a biodiversidade do seu solo e melhorar a saúde das suas plantas, além de as alimentar de forma saudável!
In A Horta da Formiga (LIPOR)
Sem comentários:
Enviar um comentário