terça-feira, 7 de setembro de 2010

Banco de Sangue Veterenário
Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade Técnica de Lisboa
Dar Sangue é Dar Vida!!!!


"Tal como os humanos, os animais também podem necessitar de transfusões de sangue ou de produtos derivados para auxiliar o tratamento de variadas situações, como, por exemplo traumatismos, anemias, choque, doenças infecciosas, insuficiência hepática, gastroenterites, intoxicação por rodenticidas, doenças hereditárias como a hemofilia, estabilização para uma cirurgia, entre outras.
Nos cães, existem mais de uma dúzia de grupos sanguíneos, dos quais o DEA 1.1, 1.2 e 7 são considerados os mais importantes e podem designar-se “dadores universais” os cães negativos a estes três grupos.
Já nos gatos, os grupos sanguíneos clinicamente relevantes são o A, B e AB, não existindo “dadores universais”, pois os gatos apresentam anticorpos naturais contra outros grupos sanguíneos.
Assim, de modo a realizar uma transfusão com a máxima segurança, é fundamental realizar a tipificação dos dadores e receptores e, em transfusões subsequentes, realizar uma prova de compatibilidade adicional, o crossmatch.
No sentido de auxiliar a clínica de animais de companhia, surgiu o primeiro Banco de Sangue licenciado pela Direcção Geral de Veterinária, um serviço disponibilizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, desde Outubro de 2008.
Resumidamente, são recebidos dadores, cães e gatos, em regime de voluntariado, procedendo-se a um registo da história do animal, exame físico e colheita de amostras de sangue para despiste de doenças infecciosas, tipificação do grupo sanguíneo e análises aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Sob sedação ligeira, é então realizada a colheita de sangue para um saco contendo anticoagulante, podendo ser armazenado tal como está, ou separado em dois componentes e armazenado sob a forma de concentrado de glóbulos vermelhos e plasma fresco congelado.
Geralmente, em cada dádiva canina são recolhidos 250 ou 450 mililitros de sangue, consoante o peso do cão e em cada dádiva felina são recolhidos 60 mililitros. Para poderem ser dadores, os animais devem ser saudáveis, compreenderem uma idade entre 1 a 8 anos, estarem desparasitados, pesarem mais de 15 quilos, no caso do cão, ou 3.5 quilos, no caso do gato, e virem em jejum de comida de 12 horas e em jejum de água de 4 horas. As dádivas decorrem às segundas e quartas-feiras, às 14 ou às 15 horas, podendo ser marcadas directamente na recepção do Hospital Escolar de Animais de Companhia ou pelo telefone 213 652 893, das 9-20 horas. Se necessário, podem ser combinados outros horários, de acordo com a disponibilidade dos donos. Cada animal pode dar sangue a cada três meses, tendo a vantagem de ficar a saber o seu grupo sanguíneo e se está saudável (check up analítico), além de ajudar um ou mais animais que necessitem. Colabore, os animais agradecem!"

Directora Técnica – Professora Doutora Constança Pomba
Clínicas Responsáveis – Dr.ª Joana Gomes e Dr.ª Marisa Ferreira
Hospital Escolar de Animais de Companhia
Faculdade de Medicina Veterinária
Avenida da Universidade Técnica
Pólo Universitário da Ajuda
1300-477 Lisboa

In Nestlé Purina

Sem comentários: