quinta-feira, 17 de março de 2011

Festival Internacional de Órgão de Lisboa
De 18 Março a 3 Abril 2011
Igrejas dos Jerónimos, São Roque, Basílica da Estrela e outras
Entrada livre
www.festivaldeorgao.com

Ver programa completo no site

O Festival Internacional de Órgão de Lisboa vem, uma vez mais, colocar em destaque o valioso e singular património organístico da cidade.
Através de uma programação variada e adequada aos instrumentos, propomos a audição de um vasto reportório escrito para órgão que cobre cinco séculos de música, desde meados do séc. XVI aos nossos dias.
Pablo Bruna, nascido há quatrocentos anos e uma das figuras centrais da música ibérica do século XVII, Franz Liszt, nascido há duzentos anos e figura cimeira da História da Música do séc. XIX, e Josef Rhenberger, cuja morte ocorreu há cento e dez anos, são os compositores a quem o Festival presta este ano a sua homenagem e a cuja música dá particular relevo.
Para além dos concertos dedicados a estes três compositores, dentro da variedade de oferta que sempre caracterizou o Festival Internacional de Órgão de Lisboa, teremos também um concerto com Canto Gregoriano alternado com improvisações ao órgão sobre os temas cantados, o imprescindível concerto dedicado à obra organística de Johann Sebastian Bach, a grande música italiana para órgão, etc. Dada a importância do recente restauro do conjunto dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra e o interesse manifestado pelo público, o Festival promove a repetição do programa apresentado aquando da sua inauguração.
Aproveitando a vinda a Lisboa de organistas de reconhecido mérito não esquecemos a vertente pedagógica e incluímos na programação duas masterclasses dedicadas à música espanhola e italiana.
Esperamos que a nossa programação venha de novo dar o merecido brilho aos órgãos da cidade de Lisboa e traga momentos de beleza a todos aqueles que nos acompanham e ouvem.

João Vaz e António Duarte (Direcção Artística)

in Festival Internacional de Órgão de Lisboa

Sem comentários: