quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Banho Mortal - Pecusanol

Têm-se multiplicado casos de intoxicação de Cães e de Gatos, sobre...tudo estes, por terem tomado banho com Pecusanol. Trata-se de um produto tóxico tanto para cães como para gatos, embora estes últimos seja muito mais sensíveis ao seu efeito, bastando apenas uma gota para que se desenvolvam sinais de intoxicação.
Este produto, para controlo de parasitas externos, é altamente tóxico para os animais de companhia, por conter um organofosforado que provoca alterações no sistema nervoso central. Os animais afectados apresentam dificuldade respiratória, descoordenação de movimentos, tremores musculares, hipersalivação, vómito, diarreia, pupilas dilatadas, frequência cardíaca diminuída, depressão, aumento de temperatura corporal e, por vezes, convulsões.
Como estes sintomas são comuns a qualquer tipo de intoxicação, é de vital importância saber-se que o produto foi usado no animal. O patudinho deve ser conduzido, de imediato a uma Clínica ou Hospital Veterinário, para urgente descontaminação e administração de antídoto.

ALERTA
Para prevenir ou eliminar parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos e mosquitos), peça sempre conselho ao Médico Veterinário, que lhe recomendará o produto adequado a cada tipo de situação.

in Cãotinho do Apelo

Sem comentários: