sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cinema
O Aprendiz de Feiticeiro

Título original: The Sorcerer's Apprentice
De: Jon Turteltaub
Argumento: Matt Lopez, Doug Miro, Carlo Bernard
Com: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Monica Belluci, Teresa Palmer
Género: Aventura, Comédia, Fantasia
Classificacao: M/12
EUA, 2010, Cores, 109 min.

Site Oficial

O Aprendiz de Feiticeiro»: ideal para o regresso das férias

É um filme ideal para esta altura de regresso (ou final) de férias. «O Aprendiz de Feiticeiro» apresenta-se como um filme para a família e assim o é. A nova produção da Disney com Nicolas Cage à cabeça estreia esta quinta-feira e é um bom prolongamento para o processo de (re)adaptação ao quotidiano do resto do ano de quem está de volta, quer ao trabalho quer à escola.
O título remete desde logo para o clássico «Fantasia» de 1940 dos estúdios do rato mais famoso de todos e o episódio em que o aprendiz de feiticeiro é «Mickey» não passa ao lado do filme realizado agora por John Turteltaub. A homenagem ao filme que foi o ponto de partida para o (novo) conceito está lá numa cena que marca o tom divertido que este «O Aprendiz de Feiticeiro» quer e consegue estabelecer.
Esta nova aventura cheia de fantasia dirige-se não só aos coleccionadores do cinema fantástico, mas alarga-se aos que ainda apreciam um (bom) humor sem cair no paternalismo da gargalhada forçada - duplamente evitado pela personagem de Cage, o mestre feiticeiro («Balthazar Blake») consciente de que a sua missão com o seu aprendiz («Dave»/Jay Baruchel) contra o vilão «Maxim Horvath» (Alfred Molina) é bem séria.
O leitmovit de «O Aprendiz de Feiticeiro» é uma simplíssima luta do bem contra o mal, mas isso não obsta a que este seja um filme bastante inteligente; pelo contrário, quando estas coisas são simples e tão transparentes, é no que está à volta que as dificuldades residem para que não se caia na mediania do já visto. E o leque de público já referido deverá ganhar mais adeptos por parte de quem quer simplesmente divertir-se com uma coisa bem feita - em concreto, o resultado no seu todo.
Os efeitos especiais estão na ordem do dia cinematográfico. E num filme de magia, que bebe o conceito naquele clássico, há expectativas que legitimamente serão criadas. E o grau de exigência é também cada vez maior para os apreciadores de cinema fantástico. Também aqui «O Aprendiz de Feiticeiro» passa no teste, pois, mesmo aprovado sem deslumbrar neste capítulo - fundamental para o filme, mas não em exclusivo -, consegue cumprir o (mínimo) que (já) se exige para que o divertimento em ver este filme não seja menorizado.

In TVI24

Sem comentários: