Mercado de segunda mão
Mercado Municipal de Oeiras
Últimos domingos dos meses de Verão, das 9h00 às 17h00
O que já não tem utilidade para uns, pode ser aquilo que outros procuram. Este é o conceito que serve de base ao Mercado de Trocas e Segunda Mão que a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a promover nos últimos domingos dos meses de Verão. A próxima (e derradeira) sessão desta iniciativa acontece no próximo domingo, no primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras.
Entre as nove da manhã e as cinco da tarde, os lisboetas podem visitar o mercado e, em vez da típica carne ou do peixe fresco, podem levar para casa peças de roupa, artigos de decoração, bijuteria ou electrodomésticos. Tudo em segunda mão. E se a sua onda não for comprar, pode sempre mudar-se para o outro lado do balcão e vender os seus próprios produtos.
«Este tipo de iniciativa encontra-se amplamente divulgada noutros países da União Europeia», explica Elisabete Brigadeiro, porta-voz da Câmara de Oeiras. «É uma iniciativa importante para dinamizar os mercados municipais do concelho». A participação é aberta a qualquer pessoa que tenha objectos em casa e que gostaria de os vender. Elisabete Brigadeiro desvenda ainda uma finalidade mais ambiental. «O objectivo pretendido é a reciclagem de objectos que muitas vezes as pessoas têm guardados nas suas casas e que já não tem utilidade», diz. «Este mercado pode funcionar como uma sugestão para quem procura presentes solidários e amigos do ambiente, promovendo assim um consumo mais sustentável».
Quanto à qualidade, fica garantida pela Câmara Municipal. Esta informa os participantes para «ter em consideração a qualidade do produto e correspondente atribuição do preço ou valor no caso das trocas». A adesão do público, «crescente de edição para edição», é a melhor confirmação disso mesmo. E que público é esse? «Não existe um público-alvo, mas sim pessoas de todas as faixas etárias interessadas neste tipo de iniciativa», diz a porta-voz.
Por isso, fãs de feiras de segunda mão ou simples aventureiros no negócio de venda e troca de roupa e outros artigos, só têm de ir ao Mercado Municipal de Oeiras até domingo. A próxima edição está ainda em estudo e deverá ocorrer na freguesia de Carnaxide, perto do mercado municipal.
Eduardo Féteira, 24 de Agosto de 2010
In TimeOut
Sem comentários:
Enviar um comentário