terça-feira, 10 de julho de 2012

10 ideias simples para ajudar Portugal

No conturbado contexto nacional e internacional em que vivemos esquecemos com facilidade o desígnio de sermos cidadãos do nosso país e o correspondente dever de actuar diariamente em benefício do nosso colectivo. Importa assim reflectir e orientar as nossas decisões no sentido de moderar o efeito de agressivas campanhas comerciais que permanentemente nos chamam a atenção para produtos com reduzidas mais-valias para o nosso país e na maior parte dos casos com significativos impactos no nosso planeta.
Quer se queira quer não, em sociedade somos todos políticos e as nossas decisões individuais, por mais simples que sejam, são também acções políticas que na prática produzem sempre resultados muito mais significativos do que conseguimos imaginar.
As 10 ideias aqui apresentadas são ações simples para o cotidiano que aumentam a sustentabilidade ambiental, económica e social das nossas formas de produção. Se temos condições naturais para obtermos produtos de elevada qualidade falta-nos aumentar as escolhas individuais que promovam formas mais sustentáveis de produção.
  1. Optar sempre que possível por produtos fabricados localmente, produzidos com matérias-primas nacionais ou que resultem do trabalho de pessoas que residam perto de nós. Os produtos portugueses podem ser identificados por um código de barras que começa por 560, sendo que nos livros este código é 972 ou 978 (ISBN-13) e alguns produtos alimentares transformados têm um selo com a indicação (P). Mas atenção que o código 560 pode apenas indicar que o produto apenas foi embalado em Portugal!
  2. Preferir o comércio tradicional e todas as formas de produção que empreguem mais trabalhadores localmente. Ajudar a reduzir efectivamente o desemprego é mais que uma tarefa do governo, é uma decisão de todos que nos ajuda a todos.
  3. Escolher produtos genuinamente locais. Desde a roupa aos alimentos locais como a pera Rocha ou a alfarroba, são muitas as possibilidades de ajudarmos a impulsionar a nossa economia local e de preservar os nossos valores. Podemos também promover circuitos de comercialização mais curtos, com mais vantagens para os produtores locais e comprando fundamentalmente produtos da época, aproveitando a sua melhor qualidade e maior benefício para a saúde e os menores gastos energéticos na produção e no armazenamento.
  4. Valorizar o património local, visitando e conhecendo com detalhe o nosso passado cultural levando assim à preservação de importantes recursos que existem perto de nós. Os museus, os monumentos, as bibliotecas e todas as outras estruturas culturais estão à espera da nossa visita para nos ajudarem a perceber quem somos.
  5. Confecionar pratos de dieta mediterrânica tradicional como forma de valorizar produtos locais e reforçar os benefícios para a saúde de uma dieta baseada em produtos vegetais variados. Dar sempre preferência à produção local em modos mais sustentáveis, resultando em benefícios para a saúde de quem os consome, de quem os produz e numa melhoria do ambiente para todos.
  6. Planear as férias e comprar produtos de lazer em Portugal, sem esquecer os Açores e a Madeira, dando preferência a pequenas unidades turísticas e a actividades que tenham uma interacção sustentável com o ambiente e com as culturas e populações locais.
  7. Escolher produtos locais com valor acrescentado em termos ambientais e sociais como sejam o artesanato português, os produtos tradicionais, ou produtos provenientes de iniciativas de produção sustentável, como a agricultura biológica ou a permacultura, resultando em benefícios para a saúde de quem os consome, uma maior qualidade de vida para quem os produz e um melhor ambiente para todos.
  8. Valorizar a produção artística de autores e intérpretes portugueses, lendo, visitando exposições, assistindo a espectáculos e vendo filmes portugueses ou que tenham alguma ligação ao nosso país.
  9. Fazer diariamente um esforço na redução de consumos de recursos naturais e em particular daqueles em que não somos auto-suficientes. Evitar todas as formas de degradação ambiental do local onde se vive pois a juntar aos efeitos em cada um de nós, devemos pensar na diminuição do valor global do nosso país.
  10. Estar alerta para identificar, criticar e combater iniciativas que tenham por objectivo diminuir ou debilitar o valor dos nossos produtos, do nosso património e da nossa população. A adopção pelos cidadãos de comportamentos que defendam o seu país é um primeiro passo para que todos possamos defender o nosso planeta.
Pedro Morais
in PAN

Sem comentários: