segunda-feira, 9 de julho de 2012

Vai de férias? E o seu animal de estimação?

Chegou o verão e, com ele, a época de férias. O seu animal de estimação necessita de cuidados especiais, vá ou não consigo durante este período.
Antes de partir, verifique se tem consigo o boletim de saúde do animal e faça uma lista dos veterinários ou clínicas veterinárias que existem no local para onde se desloca e arredores, bem como das respectivas moradas e contactos. Pode surgir uma emergência e ter dificuldade em encontrar um profissional que trate do seu animal.
Se optar por levar o seu cão ou gato nestas férias, deve ter em conta alguns pequenos aspectos, para que tudo corra bem.

Viagens de carro
Nas viagens de carro, o animal deve ir seguro para que, em caso de travagem, não seja projectado contra nada dentro da viatura. Deixá-lo viajar solto, pode ser extremamente perigoso, não só para o animal, como para todos os ocupantes do veículo. Os separadores de rede são uma óptima solução, as caixas transportadoras também, embora para viagens longas estas se tornem um pouco incómodas. Uma trela presa a um dos cintos de segurança é outra solução, fácil de encontrar no mercado e que dá garantia de que, em caso de travagem, o cão ou gato está seguro. Outra solução passa pelos atrelados próprios para o transporte de animais, com uma grande gama de modelos e preços.
Durante a viagem, principalmente se for longa, deve fazer paragens regulares para que o animal se movimente por uns minutos, faça as necessidades se alimente e beba água. Se o seu cão ou gato enjoar, passe pelo seu veterinário antes de partir de férias, para saber quais o anti-eméticos recomendados para o seu animal.
Nunca deixe animal algum numa viatura exposta ao sol. Dentro de um carro ou de um atrelado onde o sol esteja a incidir, a temperatura aumenta em poucos minutos, podendo provocar lesões graves ou mesmo a morte do animal. Se deixar a viatura ou o atrelado à sombra, tenha em atenção que o sol muda de posição e que, em poucos minutos, a sombra pode ter desaparecido, gerando-se uma situação de risco elevado.

Recolha toda a informação antes da viagem
Se se deslocar para o estrangeiro, tenha em atenção a legislação do país de destino e investigue detalhadamente cada pormenor, para que nada falhe. Em alguns países, os animais não podem entrar se não passarem por um longo período de quarentena, por isso, não arrisque. Verifique se tem todos os documentos do seu animal em sua posse. Para viajar para os países da União Europeia é necessário apresentar passaporte para animais de companhia.
Existem muitos parques de campismo e estabelecimentos hoteleiros que aceitam animais de companhia. Se está a pensar utilizar algum local deste tipo, telefone antes de se fazer à viagem para conhecer as condições, pois alguns estabelecimentos só aceitam animais de pequeno porte e com algumas restrições.

Viagens de avião
As viagens de animais de companhia em avião estão sujeitas a uma série de restrições, desde a idade ao tamanho, ou mesmo na forma de transporte. Consulte a companhia ou companhias aéreas em que pretende viajar, para não ser apanhado desprevenido e ficar com a viagem estragada.

Durante as férias
Fora do seu ambiente habitual, alguns animais ficam inquietos. Se possível, não os deixe a sós durante longos períodos e leve-os a passear consigo, se for para um local onde a sua presença seja permitida. Lembre-se que durante a época balnear não é permitida a presença de cães nas praias concessionadas.
Tenha sempre em atenção que as queimaduras solares podem ser tão graves nos cães como nos humanos. Nunca deixe um cão ao sol durante muito tempo, principalmente durante os períodos de maior calor.
Principalmente de noite, os ruídos e movimentos diferentes do normal deixam os cães e os gatos em alerta constante. Tranquilize o seu amigo, falando com muita calma para que se sinta mais seguro. Ao fim de algumas horas, ou dias, os animais acabam por se habituar à nova rotina e ficam mais serenos.
As férias podem ser uma óptima oportunidade para passar algum tempo com o seu animal de estimação. Aproveite-a bem, contribuindo para o equilíbrio e a saúde da família e do animal.

Se optar por deixar o seu animal durante o período de férias
Existem muitas soluções para que o seu animal de companhia possa ficar bem enquanto está de férias, umas mais caras que outras. Escolha a que for mais do seu agrado.

Os hotéis para animais
Os hotéis para animais são uma boa solução. Existem bastantes e com boa qualidade, cobrindo já quase todas as regiões do país, mas antes de decidir, não olhe apenas ao preço, visite as instalações e faça a sua marcação com antecedência no local que mais confiança lhe transmitir. Nesta altura do ano é frequente estes locais já terem as marcações todas feitas e não aceitarem mais animais. Um bom hotel para animais deve ter amplos espaços livres para os animais se recrearem, bons lugares de recolha, limpos e arejados, profissionais competentes, alimentos de qualidade e assegurar serviços veterinários, se forem necessários, ou apenas para aferir da saúde do seu animal de companhia.
Estes estabelecimentos, regra geral, não aceitam animais se não for apresentado o boletim de vacinas, com as vacinas obrigatórias em dia.
Se possível, deixe mais que um contacto para que possa ser encontrado se surgir alguma emergência, ou se os profissionais do hotel necessitarem de algum esclarecimento.
Nunca se esqueça de disponibilizar ao hotel ou informar sobre algum tipo de alimentação específica ou dieta que o seu animal necessita, bem como quais e como são ministrados medicamentos se o seu animal deles necessitar. Contactar com os responsáveis do hotel com alguma frequência, mas sem exagero, é tranquilizador para os donos e ajuda os profissionais a realizar melhor o seu trabalho.

Deixar o seu animal na residência habitual
Pode sempre optar por deixar os seus animais em casa, para não os retirar do seu ambiente habitual. Existem empresas de Pet Sitting que se deslocam a sua casa ou empresa e tratam do seu animal no local. Este tipo de serviço inclui muitas vezes, para além do elementar - alimentação e limpeza -, passeios, brincadeiras, banhos, tratamentos de pêlo e unhas, idas ao veterinário ou garantia de tratamentos, se os animais deles necessitarem. Não menos importante é o facto de estas pessoas disponibilizarem aos animais o carinho que necessitam para não se sentirem abandonados.
Pode também deixar essa tarefa entregue a um familiar ou amigo, mas só o pode fazer se essa pessoa lhe der garantias reais de que vai olhar pelo seu melhor amigo como se fosse de si próprio. Muitas vezes, um amigo ou familiar pode ter muito boa vontade, mas ter pouco jeito ou pouco tempo para se deslocar e tratar em condições do seu animal.

Deixar o seu animal na casa de alguém
É sempre uma boa solução, principalmente se for alguém que o seu animal conheça e que tenha tempo para o tratar e passear. A única desvantagem é, muitas vezes, o animal estar em sítios que desconhece, mas essa é uma condição transversal a quase todas as soluções que aqui apresentamos. Nestes casos, por vezes, existem já animais a residir nessas casas, o que pode gerar conflitos, já que os animais residentes podem não gostar dessa intromissão. Antes de optar por esta solução, faça algumas visitas ao local, para criar alguma habituação. A maior vantagem desta solução é a económica, já que os custos normalmente cingem-se apenas à alimentação.

Seja qual for a solução que encontre, será certamente a melhor solução para o seu cão ou gato, mas nunca, nunca, abandone ou deixe que alguém abandone um animal à sua sorte. Os animais não são brinquedos e sofrem profundamente com o abandono. Além do mais, podem tornar-se um risco para os outros, seja porque provocam um acidente, porque mordem em alguém, ou porque podem transmitir doenças entre eles ou aos humanos. Esta é a época do ano em que mais animais são abandonados. Neste momento, os voluntários que tentam recolhê-los não têm condições físicas, humanas ou financeiras para acolher mais animais.
Boas férias para si e para os seus animais de companhia.

in Petlife Purina

Sem comentários: